Powered By Blogger

história

O time Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundado no dia 26 de Agosto de 1914 pela colônia italiana da cidade de São Paulo, sob o nome Sociedade Esportiva Palestra Itália (em italiano Società Sportiva Palestra Italia). A sua fundação se deu pela presença de dois times italianos no Brasil, no caso o Pro Vercelli e o Torino, impulsionando assim quatro adolescentes italianos a criar um time para a colônia italiana, eram eles; Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone, funcionários das Indústrias Matarazzo (que contaram com o apoio da fábrica para fundar o time). A ata de fundação por sinal, é redigida em italiano. O primeiro presidente é Ezequiel Simone, que ficou apenas dezenove dias no cargo.
    Nos primeiros meses, o futebol era praticado somente como atividade recreativa, em um campo alugado na Vila Mariana. Esse campo ficava situado onde hoje localiza-se a Vila Clementino, muito próximo da atual área do Parque do Ibirapuera. Em 24 de Janeiro de 1915, o Palestra(palmeiras) disputa o seu primeiro amistoso, contra o Savóia, de Sorocaba (que hoje é chamado Clube Atlético Votorantim), pois a equipe tinha sua sede no atual município de Votorantim, à época distrito de Sorocaba) e vence por 2 a 0, com gols de Bianco e Alegretti. O escudo adotado é a Cruz de Savóia.
    
Em 26 de Abril de 1920, o Palestra adquire 150 mil metros quadrados do terreno pertencente à Companhia Antarctica Paulista, incluindo o estádio do Parque da Antarctica, então formado por arquibancadas de madeira.
No final do mesmo ano, o Palestra(palmeiras) conquista seu primeiro título, numa final dramática contra o poderoso Paulistano, tetra-campeão paulista de 1916 a 1919. As duas equipes terminaram empatadas em pontos no campeonato, obrigando a realização de uma partida extra(porrogação), vencida pelo Palestra por 2 a 1, com gols de Martinelli e Forti, quebrando a hegemonia do rival.
   Entre os anos de 1921, 1922 e 1923 o Palestra é vice-campeão três vezes seguidas do campeonato paulista. Em 1926 o Palestra consegue de novo o título com uma campanha indiscutível, 9 partidas, 9 vitórias, 33 gols, tendo Heitor como artilheiro com 18 gols. Em 1927 nova conquista, e o primeiro bicampeonato paulista.